Carta 12: Sobre a Velhice

A Carta 12 de Sêneca a Lucílio, “Sobre a Velhice”, é uma reflexão sobre a inevitabilidade da velhice e a passagem do tempo. Sêneca argumenta que, embora a velhice possa trazer sinais de decadência, ela também pode ser uma época de prazer e satisfação se soubermos como aproveitá-la. Ele encoraja a aceitação da morte e a apreciação de cada dia.

A seguir apresento a uma das cartas de Sêneca a Lucílio, disponível em O Estoico, um maravilhoso site sobre estoicismo e responsável pelas traduções das cartas de Sêneca. Ao final adicionei diversas reflexões para aprofundar o conteúdo da carta.

Carta 12: Sobre a Velhice
Carta 12: Sobre a Velhice

Saudações de Sêneca a Lucílio.

  1. Onde quer que eu vire, vejo evidências de meus avançados anos. Visitei recentemente a minha casa de campo e reclamei do dinheiro gasto na manutenção do prédio. Meu caseiro sustentou que as falhas não eram devidas a seu próprio descuido; “Ele estava fazendo todo o possível, mas a casa era velha.” E esta foi a casa que construí por minha própria labuta! O que me reserva o futuro, se as pedras de minha idade já estão se desintegrando?
  2. Eu estava com raiva, e usei a primeira oportunidade de exalar meu mal humor na presença do caseiro. – Está claro – exclamei eu – que esses plátanos estão negligenciados, não têm folhas, seus ramos são tão retorcidos e enrugados, os caules estão ásperos e desalinhados! Isso não aconteceria se alguém afofasse a terra sob seus pés e os regasse.” O caseiro jurou por todos os santos protetores que “ele estava fazendo todo o possível, e nunca relaxou seus esforços, mas aquelas árvores eram velhas”. Só entre nós, eu havia plantado essas árvores, eu as tinha visto em sua primeira florada.
  3. Então, virei-me para a porta e perguntei: “Quem é aquele quebrantado?” Vocês fizeram bem em colocá-lo na entrada, porque ele já está de saída[1], onde você o pegou?” Mas o escravo disse: “Você não me reconhece, senhor? Sou Felício, você costumava me trazer pequenas imagens[2], meu pai era o Filósito, o zelador, e eu sou seu escravo querido”. “O homem está louco”, comentei. “Meu escravo de predileto tornou-se um menininho de novo? Mas é bem possível, seus dentes estão caindo[3].”
  4. Estou obrigado admitir que minha velhice se tornou aparente. Apreciemos e amemos a velhice; pois é cheia de prazer se alguém sabe como usá-la. As frutas são mais bem-vindas quando quase acabadas; A juventude é a mais encantadora em seu fim; O último drinque deleita o ébrio, é o copo que o sacia e dá o toque final em sua embriaguez.
  5. Cada prazer reserva ao fim as maiores delícias que contém. A vida é mais deliciosa quando está em declive, mas ainda não atingiu o fim abrupto. E eu mesmo acredito que o período que se encontra, por assim dizer, à beira do telhado, possui prazeres próprios. Ou então o próprio fato de não desejarmos prazeres ter tomado o lugar dos próprios prazeres. Como é reconfortante ter cansado o apetite, e ter acabado com ele!
  6. “Mas,” você diz, “é um incômodo estar olhando a morte no rosto!” A Morte, no entanto, deve ser olhada no rosto por jovens e velhos. Nós não somos convocados de acordo com nossa classificação alfabética na lista do censor[4]. Além disso, ninguém é tão velho que seria impróprio para ele esperar mais um outro dia de existência. E um dia, lembre-se, é uma etapa na jornada da vida. Nosso escopo de vida é dividido em partes; consiste em grandes círculos que encerram menores. Um círculo abraça e limita o resto; atinge desde o nascimento até o último dia da existência. O próximo círculo limita o período de nossa juventude. O terceiro limita toda a infância em sua circunferência. Outra vez, há, em uma classe em si, o ano; contém dentro de si todas as divisões de tempo pela adição da qual obtemos o total da vida. O mês é limitado por um anel mais estreito. O menor círculo de todos é o dia; mas mesmo um dia tem seu começo e seu término, seu nascer e seu pôr-do-sol.
  7. Por isso Heráclito[5], cujo estilo obscuro lhe deu seu sobrenome, observou: “Um dia é igual a todos os dias”. Diferentes pessoas têm interpretado o ditado de maneiras diferentes. Alguns afirmam que os dias são iguais em número de horas, e isso é verdade; pois se por “dia” queremos dizer vinte e quatro horas de tempo, todos os dias devem ser iguais, na medida em que a noite adquire o que o dia perde. Mas outros sustentam que um dia é igual a todos os dias por meio da semelhança, porque o espaço de tempo mais longo não possui nenhum elemento que não possa ser encontrado em um único dia, a saber, a luz e a escuridão, e até a eternidade faz esses revezamentos mais numerosos, não diferentes quando é mais curto e diferente novamente quando é mais longo.
  8. Portanto, todos os dias deveriam ser regulados como se fechassem a série, como se estivessem completando nossa existência. Pacúvio, que por muito tempo ocupava a Síria, costumava realizar um ritual de sepultamento em sua própria honra, com vinho e banquetes fúnebres, e depois ser levado da sala de jantar para seu sarcófago, enquanto os eunucos aplaudiam e cantavam em grego: “Ele viveu sua vida, ele viveu sua vida!”
  9. Assim Pacúvio vinha enterrando-se todos os dias. Vamos, no entanto, fazer por um bom motivo o que ele costumava fazer por um motivo vil; vamos dormir com júbilo e alegria; deixe-nos dizer: “Eu tenho vivido; O curso que a fortuna estabeleceu para mim está terminado” E se Deus se agrada de acrescentar outro dia, devemos acolhê-lo com alegria. Esse homem é o mais feliz, e está seguro em sua própria posse de si mesmo, que pode esperar o amanhã sem receio. Quando um homem diz: “Eu tenho vivido!”, toda manhã que acorda, recebe um bônus.
  10. Mas agora eu devo concluir a minha carta. “O que?” Você diz; “Virá a mim sem qualquer contribuição?” Não tenha medo; trago algo, – e melhor, mais do que algo, muito. Pois o que há de mais nobre do que o seguinte provérbio de que eu faço desta carta portadora: “É errado viver sob coação, mas ninguém é coagido a viver sob coação.” Claro que não. Em todos os lados encontram-se muitos caminhos curtos e simples para a liberdade; e agradeçamos a Deus que nenhum homem possa ser mantido na vida. Podemos desprezar os próprios constrangimentos que nos prendem.
  11. “Epicuro”, você responde, “disse estas palavras, o que você está fazendo com a propriedade de outrem?” Qualquer verdade, eu sustento, é minha própria propriedade. E continuarei a amontoar citações de Epicuro sobre você, para que todas as pessoas que juram pelas palavras de outrem e que valorizam o orador e não o que é dito, compreendam que as melhores ideias são domínio público.
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Mantenha-se Forte. Mantenha-se Bem.

[1] Uma alusão irônica ao funeral romano; Os pés do cadáver apontando para a porta.

[2] Pequenas figuras, geralmente de terracota, eram frequentemente dadas às crianças como presente durante o festival da Saturnalia.

[3] O antigo escravo se assemelha a uma criança na medida em que está perdendo os dentes (mas pela segunda vez).

[4] “seniores” em contraste com “iuniores

[5] Heráclito de Éfeso (Éfeso, ca 535 a.C. – 475 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o ” Pai da dialética “. Recebeu a alcunha de “Obscuro” principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.

A Carta 12 de Sêneca a Lucílio: Uma Análise

A Carta 12 de Sêneca a Lucílio, intitulada “Sobre a Velhice”, é uma reflexão profunda sobre a natureza da velhice e a passagem do tempo. Nesta carta, Sêneca explora a ideia de que a velhice, embora possa trazer consigo sinais de decadência, também pode ser uma época de prazer e satisfação se soubermos como aproveitá-la.

A Carta 12 de Sêneca a Lucílio: Uma Análise
A Carta 12 de Sêneca a Lucílio: Uma Análise

A Evidência da Velhice

Sêneca começa a carta descrevendo sua visita recente à sua casa de campo. Ele reclama do dinheiro gasto na manutenção do prédio e seu caseiro responde que a casa está velha. Sêneca percebe que a casa que ele construiu com seu próprio esforço agora está mostrando sinais de envelhecimento. Isso o leva a refletir sobre sua própria mortalidade e a inevitabilidade da passagem do tempo.

A Velhice e a Natureza

Sêneca então se volta para a natureza, observando que as árvores que ele plantou estão agora velhas e retorcidas. Ele percebe que, assim como os edifícios, as árvores também envelhecem e se deterioram com o tempo. Isso reforça sua compreensão de que a velhice é um processo natural que afeta todas as coisas vivas.

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A Velhice e as Pessoas

Sêneca então encontra um escravo que ele não reconhece inicialmente. Quando o escravo se identifica, Sêneca percebe que o homem que ele conhecia como um jovem agora está velho e frágil. Isso o leva a admitir que sua própria velhice se tornou aparente.

Apreciando a Velhice

Apreciando a Velhice
Apreciando a Velhice

Apesar dessas reflexões sobre a decadência e a mortalidade, Sêneca argumenta que devemos apreciar e amar a velhice. Ele sugere que a velhice pode ser cheia de prazer se soubermos como aproveitá-la. Ele compara a vida à fruta que é mais bem-vinda quando quase acabada e sugere que a vida é mais deliciosa quando está em declive, mas ainda não atingiu o fim abrupto.

A Morte e a Velhice

Sêneca então aborda a ideia de encarar a morte. Ele argumenta que a morte deve ser encarada tanto por jovens quanto por velhos, pois todos somos mortais. Ele sugere que ninguém é tão velho que seria impróprio para ele esperar mais um dia de existência.

A Passagem do Tempo

Sêneca conclui a carta com uma reflexão sobre a passagem do tempo. Ele descreve a vida como sendo dividida em partes, consistindo em grandes círculos que encerram menores. Ele sugere que cada dia é igual a todos os outros, pois todos os dias têm o mesmo número de horas.

Em resumo, a Carta 12 de Sêneca a Lucílio oferece uma reflexão profunda sobre a natureza da velhice e a passagem do tempo. Ela nos lembra que a velhice, embora possa trazer consigo sinais de decadência, também pode ser uma época de prazer e satisfação se soubermos como aproveitá-la. Além disso, ela nos encoraja a encarar a morte e a apreciar cada dia como se fosse igual a todos os outros.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Olá, sou Marcos Mariano, o criador do "Estoico Viver" e sou apaixonado pelo Estoicismo. Minha jornada na filosofia estoica começou com a busca por uma maneira de viver uma vida mais significativa, resiliente e virtuosa. Ao longo dos anos, mergulhei profundamente nos ensinamentos dos grandes filósofos estoicos, como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, e encontrei inspiração e orientação valiosas para enfrentar os desafios da vida moderna.

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