Descobrindo o Epicurismo

Esta webstory convida você a descobrir o Epicurismo, uma filosofia que valoriza o prazer, a virtude e a simplicidade. Ela explora os principais conceitos e símbolos do Epicurismo, incluindo a busca pela felicidade, a rejeição ao prestígio social e a importância de cultivar a sabedoria e as amizades.

Por: Estoico Viver

O Que é Epicurismo?

O Epicurismo é uma filosofia que foi criada pelo filósofo grego Epicuro, conhecido como o "profeta do prazer e da amizade".

Atomismo no Epicurismo

Na física, a principal característica do Epicurismo é o atomismo.

Prazer e Dor no Epicurismo

Na moral, a identificação do bem soberano como prazer, que há de ser encontrado na prática da virtude e na cultura do espírito. A doutrina de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor.

Epicurismo, Hedonismo e Estoicismo

O Epicurismo deu origem a uma doutrina filosófica e moral que tem como base o "prazer", modo de obtenção da felicidade humana.

Justiça no Epicurismo

Para os epicuristas, todas as sociedades complexas estabelecem certas regras necessárias, visando a manutenção da segurança e da ordem.

Vida Política no Epicurismo

Epicuro não atribuía grande importância nem a vida política nem à social. Considerava o Estado como uma mera conveniência.

O Homem Sábio no Epicurismo

Para os epicuristas o homem sábio perceberá que não pode extirpar os males do mundo, por mais exaustivos e sagazes que sejam seus esforços.

Cultivar seu Jardim

Por isso, devem “ cultivar seu jardim ”, estudar filosofia e gozar da convivência de seus poucos amigos, do mesmo temperamento.

Busca pela Felicidade no Epicurismo

Para sintetizar os tópicos, lembre-se que as principais marcas são: buscar a felicidade e a sabedoria, cultivar as amizades e realizar o bem coletivo.

Satisfação das Necessidades no Epicurismo

Satisfazer as necessidades e desejos imediatos.

Negar o Prestígio Social no Epicurismo

Negar o prestígio social e levar uma vida simples.

Conclusão

As bases filosóficas do epicurismo têm como grande função de dominar os prazeres e se aproveitar deles de uma maneira sábia e prudente.